A Web 2.0 nas escolas e no ensino EAD

               O avanço da Computação permitiu aplicar diferentes métodos de ensino, para melhor desenvolver a aprendizagem de forma rápida e moderna. Essas novas tecnologias facilitam o trabalho e o estudo em sala de aula, com acesso a investigação, pesquisas, conteúdo online e entre outras ferramentas, construindo seus próprios conhecimentos e experiências. Os apetrechos no cotidiano mais comuns em escolas são: retroprojetor, DVD e a máquina de xerox, já que os avanços mais aprimorados não chegaram em todas as escolas, como por exemplo a web 2.0.

Porém em algumas das nossas escolas brasileiras, filiaram-se em metodologias inovadoras para aprimorar o ensino, umas delas foram as lousas inteligentes, os notebooks, tabletes e a utilização de fácil acesso com a “internet” e o wi-fi. Embora essas tecnologias tenham um papel fundamental no ensino-aprendizagem, vale ressaltar a importância de um professor experiente nessa área, para auxiliar o aluno na inclusão digital da web 2.0, pois nela à união da escrita, leitura, imagem, partilha, som, criação de textos personalizados, desenhos e histórias em quadrinhos, entre tantos outros. Percebesse então que a mediação pedagoga é de extrema importância para ensinar o aluno a capacitar-se no universo digital na área de aprendizagem. Umas das tendências educacionais da tecnologia, é a “gamificaçao”, nela é introduzida jogos, estimulando o desenvolvimento educacional no ambiente virtual, ajudando a evoluir o nível de absorção de conteúdos e concentração. Ou seja, após a criação da web 2.0 houve a existência de aplicativos em plataformas virtuais, tanto para redes de comunicação como para a aprendizagem. O uso dessas informações com: o google blogs, youtube, wikipedia entre outros, são peças chaves para a navegação destes estudantes, que introduzida em sala de aula como uma educação formal e não formal, possibilitando a criação de seus métodos, ampliando seus conhecimentos.

No entanto essas tecnologias diversificam de acordo com as condições financeiras de cada escola, pois nem todas abrangem essa tecnologia da web 2.0, porém utilizam tecnologias mais simples como citada a cima.

No ensino EAD, se faz muito presente essa ferramenta, a aprendizagem adaptativa em videoaulas online e plataformas digital ampliando a promover interações tanto com colegas ou tutores. Já que a web 2.0 é a peça fundamental nessa modalidade de ensino a distância, pois todos seus conteúdos são via online.

Percebendo a evolução da tecnologia e da web 2.0 pode se afirmar que elas evoluíram o desenvolvimento da educação de forma geral, em uma intensidade rápida, facilitando o estudo diante de tantas ferramentas praticas via online. Todavia podemos ressaltar uma mudança positiva, quando introduzida de forma coerente na aprendizagem da educação escolar e nas universidades, pois estas ampliam as diversidades de ensino, seja na pratica ou na teoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s